Parlamento Juvenil da Alerj recebe a Caravana da Participação pelos Direitos da Criança e do Adolescente

04/07/2018

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Parlamento Juvenil, recebe nesta quinta-feira, a partir das 9h30, no Palácio Tiradentes, a Caravana da Participação pelos Direitos da Criança e do Adolescente (etapa Sul-Sudeste). A iniciativa é do Comitê Nacional de Adolescentes e Jovens na Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil- CONAPETI, colegiado composto de adolescentes e jovens de todo o Brasil.

A Caravana consiste na realização de reuniões, oficinas, rodas de conversa, encontros, seminários, atos, caminhadas, entrevistas e pesquisas sobre e pelo direito à participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas relacionadas aos seus direitos. Em cada Estado por onde passa, a Caravana mantém contato com os representantes locais do CONAPETI, Fóruns Estaduais, MPT, Comitês, Conselhos, organizações não governamentais, dentre outros parceiros que atuam na promoção, defesa e controle social dos direitos das crianças e adolescentes, bem como da prevenção e enfrentamento à violação de direitos e demais violações de direitos nos respectivos Estados.

Na etapa Sul-Sudeste, a Caravana começou as atividades no Estado do Espirito Santo (2 a 4/7) e a partir desta quinta prossegue para o Rio de Janeiro (5 a 7/7), Minas gerais (8 a 10/7), São Paulo(11 a 13/7), Paraná (14 a 16/7), Santa Catarina (17 a 19) e Rio Grande do Sul (20 a 23/7), onde ocorrerão as atividades.

Nesta etapa os trabalhos serão coordenados pelos adolescentes/jovens Felipe Caetano, Juliana Carolina da Silva Lima, Lara Sardenberg Rosa e Erick Oliveira, que representam o Ceará, Roraima, Espirito Santo e Rio Grande do Sul, respectivamente.
Para o coordenador do Parlamento Juvenil, deputado estadual Wanderson Nogueira, esta é uma grande oportunidade para envolver os jovens, já engajados em diversas causas, em um tema fundamental. “O direito à participação de crianças e adolescentes nas políticas públicas que serão formuladas ou reformuladas para eles é fundamental. Os jovens sabem de suas necessidades e querem opinar, participar e decidir. O Parlamento Juvenil é um espaço de discussão fundamental para o tema e convocamos todos os PJS para se envolverem e acolherem esta caravana tão necessária”, destacou Wanderson.

Parlamento Juvenil da Alerj recebe a Caravana da Participação pelos Direitos da Criança e do Adolescente