Supera Rio: Petrópolis recebe deputados estaduais para discutir crise nas Faeterjs

22/05/2018

Debater propostas efetivas, encontrar alternativas para driblar a crise e ouvir as demandas das Faculdades de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, as Faeterjs. Com este objetivo, mais uma edição do Supera Rio será realizado no dia 25 de maio, a partir das 15h, na Faeterj Petrópolis. Com o tema: “As Faeterjs não podem fechar - Por professores e verbas!”, o objetivo é alinhar junto ao poder legislativo idéias para que as unidades educacionais possam se reerguer e avançar.

Toda comunidade acadêmica das Faeterjs estão envolvidas com a organização, desde a direção, junto com professores, alunos e população local. Pautas fundamentais serão abordadas no Supera Rio, como a manutenção dos espaços utilizados pelas Faeterjs, liberação e transparência da verba Sides (verba descentralizada destinada às unidades escolares da Rede Faetec), realização de novos concursos públicos para professores e a construção de autonomia.

Para o deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ) o evento é fundamental para que outros parlamentares tenham conhecimento sobre a grave crise enfrentada pelas Faeterjs. “Já realizamos o Supera Rio em diversas universidades estaduais do Rio de Janeiro, sempre com muita representatividade e parlamentares dos mais variados partidos. Com esse movimento conseguimos votar a PEC 47, que garante autonomia financeira para as universidades do estado. De forma suprapartidária queremos mostrar que as Faeterjs também tem pautas importantes e precisam de apoio para superar esse momento complicado. O objetivo continua sendo o mesmo: ensino público gratuito e de qualidade.”, destacou Wanderson.

A organização do Supera Rio Faeterjs acontece em parceria com as instituições e sindicatos. “Consideramos a realização do Supera Rio Faeterjs fundamental para buscarmos saídas frente à crise que estamos vivendo. Precisamos de garantias e condições para que possamos exercer nossas funções públicas de ensino, pesquisa e extensão. Estas só podem ocorrer com custeio e autonomia garantidos pelo Estado”, frisou o presidente da AdesFaetec, Gustavo Lopes.

A Faeterj e o Supera Rio

A FAETERJ-Rio, unidade de educação superior mantida pela FAETEC, tem como objetivo formar profissionais qualificados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação, aptos a desenvolver aplicações de média e alta complexidade, que exige uma constante atualização para inserção e permanência no mundo do trabalho com consciência de responsabilidade na sociedade.
Já o Supera Rio é um conjunto de ações para ajudar o Estado a sair da crise, pautado em três pilares: transparência, ações efetivas e colaboração. O encontro na Faeterj é mais uma oportunidade para que estudantes, professores, diretores e parlamentares debatam pontos em comum para serem apresentados na Alerj ou levados até o Governo do Estado, com ainda mais unidade.

Supera Rio: Petrópolis recebe deputados estaduais para discutir crise nas Faeterjs