História de Nova Friburgo é ressaltada no Palácio Tiradentes

03/05/2018

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) está realizando diversos debates e atividades culturais durante o mês de maio. Nesta quarta-feira, 2, foi inaugurada a exposição “Nova Friburgo-200 anos” e historiadores do município participaram da mesa de debates no Salão Nobre do Palácio Tiradentes com o tema: 'Nova Friburgo por quem e para quem?'.

A mesa contou com a participação de Tereza Malcher, Rodrigo Marins Marreto, Maurício Antunes Raposo, Ricardo Gama Rosa Costa, Sônia Regina Rebel de Araújo, Maria Janaína Botelho Corrêa, Maria Ana Quaglino, João Raimundo de Araújo. A mediação ficou por conta do professor Ricardo Lengruber.

A história de Nova Friburgo foi contada por diversas visões, mas dando ênfase na construção da cidade por vários povos, ressaltando a pluralidade do município.

O calendário de comemorações em um dos maiores pontos turísticos da capital se deve ao aniversário de Nova Friburgo, que completa 200 anos no próximo dia 16. Para comemorar a data e destacar a importância histórica e econômica da cidade, o deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ) utilizou a lei 7.766/17 de sua autoria, que estabelece 2018 como o ano de Nova Friburgo no Estado do Rio, para firmar uma parceria de divulgação do município na capital.

Idealizador do evento, Wanderson Nogueira (PSol - RJ) destacou a importância de Nova Friburgo estar no Palácio Tiradentes. “As comemorações realizadas pela Alerj estão concentradas na cidade do Rio porque é fundamental que Friburgo seja mostrada para além das montanhas. O município tem uma economia diversificada, um turismo crescente e uma sociedade miscigenada”, destacou o parlamentar.

Atendendo a um convite do deputado Wanderson Nogueira, o cônsul geral da Suíça no Rio, Rudolf Wyss, esteve presente no evento. Ele explicou que o país europeu tem fortes relações com a cidade fluminense. “Friburgo foi criada a partir de um decreto de Dom João VI, rei de Portugal, em 16 de maio de 1818. O objetivo era criar uma colônia agrícola próxima à cidade do Rio. Os primeiros habitantes foram cem famílias suíças, que foi um dos primeiros países a organizar ondas migratórias para a América, considerada na época o novo mundo”, afirmou o cônsul.

Jogos florais de Nova Friburgo pode ser Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro

Durante a cerimônia de abertura das atividades referentes a Nova Friburgo no Palácio Tiradentes, Wanderson fez questão de protocolar um projeto de lei que torna os jogos florais de Nova Friburgo, Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. No momento da assinatura, o deputado também convidou o parlamentar Comte Bittencourt (PPS-RJ) para ser coautor do texto.

Trova é uma composição poética de quatro versos de sete sílabas cada um, rimando pelo menos o segundo com o quarto verso. Representante da União Brasileira de Trovadores, Elisabeth Souza Cruz, contou que o gênero literário é uma tradição friburguense desde a década de 60. “O município foi o primeiro a instituir jogos florais, que são competições de trovas realizadas em maio. Depois de Friburgo, várias cidades brasileiras também instituíram esses campeonatos”, disse Elisabeth.

O evento também marcou a inauguração da exposição denominada “Nova Friburgo – 200 anos”. A mostra ficará exposta até o dia 17 de maio no Palácio Tiradentes. A exposição conta com fotografias de Nova Friburgo registradas por Regina Lo Bianco, bonecos de papel machê de figuras históricas do município confeccionados pelo artista plástico Zeppe, além das trovas, uma tradição de Nova Friburgo.


Calendário das comemorações

2 a 17 de maio- Exposição “Nova Friburgo 200 anos” com fotografias de Regina Lo Bianco, alameda dos trovadores, bonecos em papel machê de figuras históricas de Nova Friburgo confeccionados pelo artista plástico Zeppe.

2 de maio, 17h- Mesa de debates com historiadores no Salão Nobre do Palácio Tiradentes com o tema: 'Nova Friburgo por quem e para quem?'.

9 de maio, 10h- Audiência pública do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro sobre a agenda econômica de Nova Friburgo. Colaboração de representantes do estado, dos polos cervejeiro, audiovisual, moda íntima, agrícola e metal mecânico.

16 de maio – Bicentenário de Nova Friburgo

17 de maio, 17h- Lançamento da campanha 'O Melhor Frio do Rio', pré-lançamento do Festival Sesc de Inverno e anúncio dos agraciados com a Medalha Tiradentes pelos 200 anos do município.

História de Nova Friburgo é ressaltada no Palácio Tiradentes