Nova Friburgo será homenageada pelos 200 anos no Palácio Tiradentes

02/05/2018

Este é o ano da celebração de Nova Friburgo no estado. A lei do deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ), possibilitou que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro proporcionasse dezenas de atrações voltadas para o município, que completa 200 anos, na capital. Durante o mês de maio uma vasta programação irá destacar as potencialidades de Nova Friburgo em uma das cidades mais visitadas de todo o mundo.

Nova Friburgo completa seu bicentenário no dia 16 de maio, por este motivo, o deputado estadual Wanderson Nogueira se movimentou para que eventos gratuitos, de qualidade e que pudessem divulgar a cidade fossem realizados no Rio de Janeiro. Através de uma parceria com a Alerj, o parlamentar convidou diversos personagens que tornam o município um dos mais dinâmicos do país para apresentarem as belezas friburguenses.

No dia 2 de maio, inicia-se uma exposição denominada “Nova Friburgo – 200 anos”. Na mostra, fotografias de Nova Friburgo registradas por Regina Lo Bianco, bonecos de papel marche de figuras históricas do município confeccionados pelo artista plástico Zeppe, além das trovas, uma tradição de Nova Friburgo. Ainda neste dia, uma mesa de debates acontece no requintado Salão Nobre do Palácio Tiradentes. Com o tema “Nova Friburgo por quem e para quem?”, historiadores revelam os caminhos do município até aqui e destacam as potencialidades.

Já no dia 9, a partir das 10h, o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro promove uma audiência pública, pautando a agenda econômica de Nova Friburgo, com representantes do Estado e dos polos Cervejeiro, Audiovisual, Moda Íntima e metal mecânico, culminando em uma grande exposição de produtos da cidade, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes.

O dia 17 de maio será reservado para o lançamento do movimento “O Melhor Frio do Rio”, além do deputado estadual Wanderson Nogueira revelar os agraciados pela medalha Tiradentes dos 200 anos de Nova Friburgo, que foi escolhida por personalidades da cidade, coletivamente.

A programação do estado faz parte do calendário oficial de celebrações dos 200 anos do município. O deputado estadual Wanderson faz questão de frisar a importância da cidade para capital. “Nova Friburgo é uma das cidades mais dinâmicas do Brasil, de uma beleza natural extraordinária e dona de uma história única formada por muitos povos. Esses aspectos oferecem ao Estado mais que exemplo, mas acima de tudo oportunidades. Trazer Nova Friburgo para o Palácio Tiradentes nesse bicentenário do município é fundamental para divulgar, debater e projetar o futuro para que os duzentos primeiros anos produzam legado aos duzentos que virão”, destaca o parlamentar.

2018 é o ano de Nova Friburgo no estado (lei 7766/2017)



200 anos de Nova Friburgo no Palácio Tiradentes - Alerj



2 a 17 de maio - Exposição “Nova Friburgo 200 anos” com fotografias de Regina Lo Bianco, alameda dos trovadores, bonecos em papel Marche de figuras históricas de Nova Friburgo confeccionados pelo artista plástico Zeppe.



2 de maio, 17h - Mesa de debates no Salão Nobre do Palácio Tiradentes com o tema: Nova Friburgo por quem e para quem? Participação de historiadores de Nova Friburgo.



9 de maio, 10h - Audiência Pública do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro sobre a agenda econômica de Nova Friburgo. Colaboração de representantes do Estado, dos polos cervejeiro, audiovisual, moda íntima, agrícola e metal mecânico.



16 de maio – Bicentenário de Nova Friburgo.



17 de maio, 17h - Lançamento da campanha "O Melhor Frio do Rio", pré-lançamento do Festival Sesc de Inverno e anúncio dos agraciados com a Medalhas Tiradentes pelos 200 anos do município.

Nova Friburgo será homenageada pelos 200 anos no Palácio Tiradentes
  • Nova Friburgo será homenageada pelos 200 anos no Palácio TiradentesNova Friburgo será homenageada pelos 200 anos no Palácio Tiradentes