Pólo de cerveja artesanal será criado em Nova Friburgo

24/04/2018

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (24/04), em segunda discussão, o projeto de lei 3.308/17 que cria o Polo Cervejeiro Artesanal de Nova Friburgo. O objetivo é consolidar a região como produtora de cerveja e chope artesanal. A autoria do texto é do deputado Wanderson Nogueira (Psol-RJ)) e outros deputados da casa. A proposta segue para o governador Luiz Fernando Pezão, que tem até 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto.

O deputado Wanderson Nogueira, que é morador de Nova Friburgo, afirmou que a proposta é fundamental para toda região. “A cidade de Nova Friburgo já é conhecida pela produção de cervejas artesanais. Essa proposta é importante para dar destaque a outros municípios da região, como Santa Maria Madalena e Duas Barras, que também têm uma alta produção de cerveja artesanal. O objetivo é aumentar o turismo e impulsionar a economia da região”, destacou.

O polo vai abranger doze municípios próximos a Nova Friburgo, como Duas Barras, Bom Jardim, Carmo e São Sebastião do Alto. Outro objetivo do projeto é a apresentação de medidas que ajudem a desenvolver o turismo e a indústria local. Um calendário de eventos deverá ser criado para que os produtores de cervejas artesanais possam ter visibilidade. Também terá que ser estabelecido o Festival Anual da Cerveja Artesanal, realizado preferencialmente no mês de maio.