Esperança renovada: Hospital do Câncer tem projeto readequado pelo estado.

01/02/2018

A população de Nova Friburgo e região já pode voltar a sonhar com o Hospital do Câncer. Depois de ver a verba federal se esvair, a promessa de que o governador Pezão utilizaria o orçamento estadual para dar fim a essa novela reacendeu a esperança. O deputado estadual Wanderson Nogueira (PSOL-RJ) que batalha para a construção da unidade se reuniu nesta quinta-feira, 1, com o secretário estadual de saúde Luiz Antônio Teixeira, que apresentou o novo projeto modificado e mais enxuto.
A construção da unidade passou por uma série de readaptações para se tornar viável para os cofres estaduais. No antigo projeto, três prédios seriam construídos, os blocos A, B e C. Agora, somente o bloco A (3 andares) e B (2 andares) que já estão erguidos serão utilizados em um primeiro momento. O projeto prevê a possbilidade de expansão no futuro. Os dois prédios tem estimativa, embora prematura, de investimentos em torno de R$ 40 milhões, ou seja, aproximadamente R$ 10 milhões a menos do que o projeto original.
Apesar do projeto inicial ter sofrido diversas modificações, o secretário de saúde garante que toda a demanda de Nova Friburgo e região será atendida em um hospital de excelência. “Adequamos todo o projeto para uma realidade executável. O governador Pezão me chamou e pediu prioridade para este projeto. Vamos tentar chamar a empresa que já estava construindo a unidade para dialogar e tocar a obra. Acreditamos que essa obra física esteja pronta até o fim do ano, no entanto, ainda não conseguimos prever a inauguração, devido a necessidade de compra dos equipamentos”, disse Luiz Teixeira.
O deputado estadual Wanderson Nogueira que articula a retomada da construção da unidade, tem sido enfático para que o estado não abandone o projeto. “Estamos nessa luta pela construção do Hospital do Câncer desde o início e continuaremos até que esteja em pleno funcionamento. Temos colaborado com alternativas para que essa obra, enfim, ajude milhares de pessoas que hoje sofrem demais com os deslocamentos para tratar o câncer. Saímos dessa reunião esperançosos e confiantes de que o projeto, apesar de menor, conseguirá atender a população”, destacou Wanderson.
Segundo o deputado Wanderson Nogueira, a próxima etapa é destravar a burocracia em relação a construtora, para que não seja necessária uma nova licitação, que prorrogaria ainda mais o prazo para entrega da unidade.

Esperança renovada: Hospital do Câncer tem projeto readequado pelo estado.