Parlamento Juvenil 2017 é adiado

21/11/2017

"Em tempos difíceis sonhamos com mudança. E na mudança nos preenchemos de fé. Fé no futuro. Fé nas pessoas. E, particularmente, fé na força dessa geração. A juventude nos faz crer que tempos novos são possíveis. Se ela é nossa esperança, também cabe a cada um de nós que acreditamos nisso, assumir o compromisso de cuidar bem dessa geração para que essa esperança não sucumba perante intempéries.
É com profunda tristeza, mas também firmando e reafirmando o carinho e a responsabilidade com os jovens estudantes da rede pública de ensino que nos são confiados que comunicamos o adiamento da edição 2017 do Parlamento Juvenil prevista para ocorrer do dia 26 de novembro a 02 de dezembro.
A difícil decisão do adiamento leva em consideração dois pontos: a instabilidade política vívida na Alerj com a acentuação da grave crise financeira e ética que vive o Estado do Rio de Janeiro, aliado a problemas averiguados pelos setores da Alerj responsáveis pela licitação das empresas que viabilizariam a realização da semana.
O primeiro, portanto, visa a própria segurança dos jovens e a possibilidade de uma experiência plena no legislativo. Desejamos que os jovens possam conviver em um legislativo livre das amarras presentes que confundem o valor histórico das instituições e provocam nebulosidade à democracia. Por prudência, analisamos que vivemos momento contrário para atingir esse objetivo.
O segundo embaraço advém do comprometimento do procedimento licitatório que tem por objeto a contratação da logística necessária à realização do evento, no qual os órgãos técnicos desta Casa identificaram, em um primeiro momento, conduta, por parte de alguns licitantes, atentatória ao caro princípio da isonomia com um efetivo prejuízo à competitividade do certame, que resultou na declaração de sua nulidade. Procedeu-se, então, a uma segunda disputa que resultou em um incremento do preço na ordem de R$ 81.000,00, atribuído, em princípio, ao pouco espaço de tempo entre a licitação e a realização do evento. Comunico, ainda, que a Administração desta Casa já adotou os procedimentos necessários à apuração das responsabilidades.
Como coordenação, nos angustiamos com a burocracia, mas entendemos sua necessidade para manter condizente nossas práticas políticas. Assim como diversos setores da Alerj, temos nesse projeto o momento mais bonito e esperado do ano, o que nos deixa tristes com esse forçoso, porém prudente adiamento. Trabalhamos com afinco e carinho o ano inteiro. Esperamos que os pais dos parlamentares juvenis e profissionais parceiros da Secretaria de Estado de Educação possam entender a necessidade do adiamento. Mas acima de tudo peço a compreensão dos Parlamentares Juvenis que são os que, agora, me dirijo diretamente:
Julia Castelo Branco, João Vitor, Jovanna, Thallytta , Douglas Henrique Hartmann, Douglas Henrique Soares, Odilon, Debora Costa, Thamyres Galaxe, Abraão, Raphael Machado, Kayllane, Carlos, Elen Miranda Da Silva, Helder, Vitoria,Anna Clara, Julia Sanarelli, Maria Carolina Do Nascimento, Leonardo, Matheus Guedes, Yuri, Heitor, Gabriel Costa, Larissa Lessa, Carlos Magno, Julia Rodrigues, Emanuele, Allan Bergk, Alana, Gabriel Bergone, Mateus de Jesus, Alexandre Campelo, Mel, Marcele, Larissa Westfal, Ludmila, Julia Lesly, Hugo, Marcelly Neiva, Claudio Victor, Thais Martins, Jessica, Marcio Fernando, Mateus Duarte, Matheus Vinicius, Ericles, Andre Vinicius, Thalita, Rebeca, Maria Eduarda Vieira, Arthur José, Lucas Rodrigues, Bryan, Caio Gonçalves, Tháyssa, Eyshilla, Matheus Macedo, Diego, Natasha, Breno, Eduarda Lourenço, Maria Eduarda Dias, Cassiane, Gregory, Ryan, Beatriz Gomes, Joyce, Pedro Muryllo, Danilo, Maria Eduarda Gomes, Yan Souza, Sandrielle, Carlos Gustavo, Agata, Brenda, Gabrielle Costa, Jhonatan Costa, Carlos Alexandre, Jayler, Bernardo Erthal, Giovanna, Alexandre Nascimento, Gabrielle Bastos, Samuel Pinto, João Felipe Vianna, Pedro Venturini, Andre Lucas, Leorrane, Tatianne, Lavinia, Pedro Aldo e Layane;
Nossa ansiedade por recebê-los era tão grande quanto a de vocês para vivenciar essa semana mágica. Não a perderemos. Acumularemos mais sonhos e determinação para provar que a força dessa geração é que refundará o Estado do Rio de Janeiro. Quero dividir com vocês a emoção e a transformação que traz esse que é o maior projeto de política pública voltado para a juventude fluminense. Vocês continuam sendo os donos dele e é por vocês que ele existe cada ano mais forte. Vocês, vindos de cada um dos nossos municípios, fazem o grande encontro desse Rio que precisa e vai se reencontrar. Com sotaques, jeitos e modas diferentes, mas mesmo múltiplos – singulares no sonho e na missão.
Os mandatos de cada eleito estão assegurados e a excepcionalidade garante os direitos a todos, independentemente da idade e série a se cursar em 2018, uma vez que aproveito para informar o novo período de realização do Parlamento Juvenil 2017: março de 2018 (a data precisa de realização será informada assim que for publicado o calendário letivo de 2018). Casos específicos serão resolvidos com a particularidade que merecem. Qualquer dúvida poderá ser dirimida com a coordenação do projeto que está preparada para tal. Também aproveito para informar que o Concurso da Bandeira do Parlamento Juvenil manterá o prazo de 24 de novembro para votação pública on line, no entanto, alterando-se a última etapa da seleção da bandeira (escolha pelos parlamentares juvenis) para o primeiro dia de realização do evento e a data de premiação dos vencedores do concurso para a solenidade de encerramento do evento, portanto, março de 2018, ocasião em que será lançada a campanha da edição do Parlamento Juvenil 2018.
Pedimos desculpas pelo adiamento, mas dividimos mais uma vez que é repleta de amor, responsabilidade e carinho essa decisão. Peço, que assim como eu, mantenham o ânimo, a energia e o sonho de fazer a diferença, pois vocês são a força dessa geração e nela depositamos fé e grandes esperanças. Seguimos juntos e nesse tempo ampliaremos ainda mais nossos sentimentos e empatias."


Texto: Wanderson Nogueira - Coordenador do Parlamento Juvenil - RJ

Parlamento Juvenil 2017 é adiado