Supera Rio UENF debate a crise nas universidades públicas em evento suprapartidário

23/11/2017

Na próxima sexta-feira (24), a partir das 14h, o Supera Rio UENF vai reunir parlamentares, comunidade acadêmica, alunos e ex-alunos em prol da Universidade Estadual do Norte Fluminense, onde serão discutidas saídas para a crise no Estado e nas universidades públicas. O movimento idealizado pelo deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol) e organizado em parceria com a reitoria da UENF é suprapartidário e vai abrir o diálogo entre a universidade e o legislativo em busca de caminhos para priorizar a educação pública e de qualidade no estado, através dos painéis de discussão.

Para o deputado Wanderson Nogueira esse é o momento de resistência à lógica do estado em não dar prioridade à educação e a inovação tecnológica como saída para a crise: “Atualmente, as instituições sobrevivem sem o mínimo de investimento necessário, e não há na pauta do governo qualquer proposta de recuperação das universidades públicas. Enquanto funcionários terceirizados, técnicos administrativos, professores e estudantes vivem desde 2015 a incerteza do pagamento de seus salários somada aos meses de atrasos, os supersalários dos que hoje habitam o palácio Guanabara, seguem sem redução. E da luta contra essa lógica de prioridades invertidas surgiu o Supera Rio, uma iniciativa que se soma à resistência de todos aqueles que compreendem a importância do ensino público de qualidade para o processo de recuperação e desenvolvimento do nosso estado, e da sociedade como um todo”, destaca.

Portanto, a partir das 14h, a UENF será o local de encontro de todos aqueles que defendem a educação pública, um direito constitucional e uma ferramenta para o desenvolvimento social.


Agenda pelas regiões Norte e Noroeste do Estado

Além da Supera Rio UENF em Campos dos Goytacazes, o deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol) vai passar pelos municípios de São João da Barra, Italva e Natividade.
Na sexta-feira (24), às 10h, o parlamentar estará em frente à rodoviária de São João da Barra com o InterAção na Rua, um projeto de levar o mandato às ruas e interagir com a população. Mais tarde, às 18h, Wanderson Nogueira participa da Roda de Conversa do deputado federal Glauber Braga, na Praça da Matriz, em Italva.
No sábado (25), às 10h, Wanderson e Glauber realizam mais uma Roda de Conversa, na Praça Ferreira Rabelo, em Natividade.
Essa é uma oportunidade dos parlamentares dialogarem com a população e prestar contas de seus mandatos na Alerj e na Câmara Federal respectivamente.

Supera Rio UENF debate a crise nas universidades públicas em evento suprapartidário