DEFESASVeja o que ele tem feito por você

Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento Econômico

Desenvolvimento Econômico -

Para conquistarmos índices satisfatórios de desenvolvimento social, nossas lutas também devem ser pautadas na constante busca pelo desenvolvimento econômico, de forma abrangente. Não acreditamos em desenvolvimento social, sem desenvolvimento econômico, pois uma questão está diretamente ligada à outra.

Para avançarmos no debate, no entanto, é preciso entender as diferenças entre “desenvolvimento econômico” e “crescimento econômico” dois conceitos com propósitos extremamente distintos. O primeiro aproxima a economia das questões sociais, o segundo limita seu campo de interesse a questões puramente quantitativas.

Quando lutamos por desenvolvimento econômico, lutamos por tudo que está englobado ao conceito: distribuição de renda, redução da pobreza, elevação dos salários e renda, aumento da produtividade do trabalho, aperfeiçoamento das condições de trabalho, melhoria das condições habitacionais, maior acesso à saúde e à educação, aumento do acesso e do tempo de lazer, melhora da dieta alimentar, Mobilidade Urbana, Segurança, Sustentabilidade, entre outros.

As batalhas que realizamos no campo de luta do desenvolvimento econômico estão inteiramente relacionadas a um objetivo de transformar, de forma dinâmica e democrática, as condições econômicas vigentes. Através de uma evolução progressiva buscamos igualdade de oportunidade para todos. Assim o deputado estadual Wanderson Nogueira pauta as diretrizes de sua luta pelo aumento da qualidade de vida.

Na Alerj o parlamentar tem atuação constante e direta em assuntos ligados a questões econômicas do estado. É membro da Comissão de Orçamento e Finanças e, desta forma, consegue ocupar importantes espaços na defesa pela ampliação do desenvolvimento econômico para todas as regiões do estado.

Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana

Mobilidade Urbana -

Mobilidade Urbana. Até pouco tempo esse era um tema que permeava diretamente a rotina de vida nas grandes áreas urbanas do país. No entanto, a falta de políticas públicas efetivas voltadas para a busca de soluções para o tema abriu espaço para que o problema se expandisse. Hoje, na pauta de diversas cidades no interior do estado do Rio de Janeiro a Mobilidade Urbana se destaca como prioridade emergencial nas demandas apresentadas pela população. A questão interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas.

O desafio é grande, por isso, é preciso ampliar o debate em torno desta questão a fim de sanar o extremo caos que se estabeleceu nas condições de deslocamento da população no espaço geográfico das cidades. O deputado estadual Wanderson Nogueira, entende que para garantir o aumento da qualidade de vida em nosso estado, como um todo, é preciso que haja foco na regulamentação de políticas públicas que tenham como finalidade diminuir a quantidade de congestionamentos ao longo do dia, a distância de deslocamento diário das pessoas, e o impacto ambiental trazido pelo constante aumento da poluição causada pelo excesso de tempo e espaço ocupado por veículos particulares.
As batalhas do mandato, no que se refere à Mobilidade Urbana, são pautadas na busca pela qualidade de serviços imprescindíveis, como o transporte coletivo. Wanderson Nogueira também é adepto da luta pela transformação dos processos atuais de crescimento das cidades. Segundo estudos em Urbanismo e Geografia Urbana o crescimento desordenado é uma das principais causas que impactam de forma negativa o processo de Mobilidade. Além disso, é preciso caminhar de forma sustentável nas ações desenvolvidas com foco em reverter o processo de agravamento do tema.
Lutamos para que haja justiça social nesta questão. Para isso é preciso entender que este é um problema que cresce em todas nossas cidades. É preciso ter em mente que o interior também pede socorro nas relações diárias com o estabelecido direito constitucional de ir e vir das pessoas. Realizamos o constante trabalho de cobrança e colaboração para que o estado pulverize o suporte desta luta para seus 92 municípios, tendo sempre em mente que a qualidade de vida das pessoas se expande quando os territórios não as limitam.