COLUNAS

Treinadores “BBB” ocupam cenário nacional do futebol

Treinadores “BBB” ocupam cenário nacional do futebol

22/11/2017

Bom, bonito e barato. Esse é o sonho da maioria da população brasileira seja qual for o assunto. Em tempos de crise, encontrar qualquer coisa que tenha qualidade, seja utilizável e ainda cumpra com um dos mais importantes dos requisitos, o preço, é raridade. Neste cenário, eis que surge uma nova safra de treinadores brasileiros, que chegam para ficar e incomodar os “dinossauros”.
No campeonato o [...] Leia mais

A falta de emoção dos pontos corridos

A falta de emoção dos pontos corridos

21/11/2017

A mídia tenta vender a todo custo que ainda há emoção de sobra nas rodadas finais do Brasileirão por pontos corridos. A fórmula adotada desde os anos 2000 parece justa, mas carece de competitividade. Basta ver que nos últimos anos, o campeão raramente se define na rodada final. Os campeões por antecipação fazem a competição perder a graça e a justificativa de se manter atenção em vagas para Libert [...] Leia mais

Precisa-se de idealistas

Precisa-se de idealistas

16/11/2017

A nossa sociedade está pobre, podre, doente... Procuram-se idealistas. Precisa-se de idealistas. Daqueles que entregam a própria pele por aquilo que acreditam. Daqueles que sentem a alma ferida quando seus direitos são surrupiados. Daqueles que se sentem assassinados quando sua voz é calada. Daqueles que amam não por obrigação, mas que amam ao ponto de darem a própria vida por uma verdade. Daquele [...] Leia mais

A Copa sem a Itália

A Copa sem a Itália

15/11/2017

A Copa do Mundo sem a Itália perde um pouco de sua graça. A competição será, como sempre, grandiosa. Mas sem a Azurra não é a mesma coisa, como já não era sem a Holanda. Estamos falando de pelo menos metade das finais de Copas. De quatro títulos e nove finais, com dois vices para Itália e três para a Holanda. São ausências que se farão presentes.
Ainda que a mesma Itália tenha sido eliminada na [...] Leia mais

O Cariocão no Brasileirão

O Cariocão no Brasileirão

14/11/2017

O Campeonato Carioca particular que se faz no Brasileirão é claro: há duas vagas na Libertadores para três times. Botafogo, Flamengo e Vasco em disputa, sem confronto direto. É vencer e torcer a quatro rodadas do fim, ou seja, 12 pontos em disputa, com apenas um separando-os.
Na primeira final de cinco, o Botafogo foi quem teve o pior resultado. Derrota em casa, numa partida em que era o favorit [...] Leia mais

Carnaval 2018: ótima safra de sambas

Carnaval 2018: ótima safra de sambas

10/11/2017

Nos próximos dias será lançado o tradicional CD com os sambas-enredos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Acompanhei a maioria das finais para escolha dos sambas de cada agremiação. E, posso dizer que muitos que ficaram pelo caminho eram sambas de grande beleza. Ou seja, os escolhidos prometem ficar muito tempo na boca do povo.
Assim como na ditadura se produziu muita música [...] Leia mais

Para onde vai o Vasco?

Para onde vai o Vasco?

09/11/2017

Confesso não nutrir paixões nem por Júlio Brant, nem por Eurico Miranda. No novato, o medo da inexperiência num mundo tão inescrupuloso como é o futebol e mais ainda pela desconfiança após o desastre que foram as administrações de Roberto Dinamite. Eurico é um mal necessário? Hoje, já não respondo com a certeza pós Dinamite. A transição de fato era necessária.
O Vasco, realmente precisa de reinv [...] Leia mais

Quatro para duas vagas na Libertadores

Quatro para duas vagas na Libertadores

07/11/2017

O Vasco vacilou e entregou nos minutos finais o que seria a sua mais importante vitória no Brasileirão. Passaria o Flamengo e entraria no grupo dos que vão à Libertadores. O que aconteceu nesta rodada, com as derrotas de Botafogo e Flamengo, a vitória do Fluminense e o empate vascaíno é apenas prenúncio do que nos reserva as últimas rodadas da competição.
Um Campeonato Carioca sem clássicos em q [...] Leia mais