Copa da vida real

19/06/2018

Longe dos holofotes da Copa do Mundo, a Série B do Carioca prossegue e se encaminha para seus momentos decisivos no 1º turno. Aqui, é vida real! E na vida real do futebol, os jogos são duros e o equilíbrio cobra atenção do início ao fim de cada partida. E, o Friburguense cresceu na hora certa. E na competição tão acirrada e muito igual, a goleada sobre o Carapebus somada à invencibilidade da equipe nas últimas rodadas nos enche de esperança. Na goleada por 6 a 2 que poderia ter sido 6 a 0 fica também uma lição. Sempre há lições: não se pode desligar nem um minuto. Tendo o saldo de gols importância enorme, qualquer descuido pode ser fatal. O que não foi na goleada. Mas fica o aprendizado quando se pode aprender sem ser penalizado.

Serão duas semanas em que a concentração deve ser máxima. Olaria nesta quarta, 20. Serrano no sábado, 23. E, uma semana para se preparar para o grande confronto com o Tigres no sábado, 30. Três jogos, sendo apenas um em casa. No lado positivo, dos três adversários apenas um confronto direto com as equipes que estão na briga pelas semifinais, enquanto eles se enfrentam e tirarão pontos uns dos outros. O Friburguense, portanto, precisa vencer o Olaria e não pode perder pontos para o Serrano. Em outras palavras, vencer os dois próximos jogos é vital para a classificação que, poderia até vir de forma antecipada.

A goleada sobre o Carapebus é motivadora, mas não ilude. O campeonato é muito difícil, extremamente equilibrado. O Friburguense está no caminho certo. Basta comparar com a temporada passada em que à essa altura da competição já estávamos eliminados do 1º turno e se consertando para o 2º. O Friburguense

versão 2018 é o que esperamos de um clube que até pouco tempo era parte segura na elite.

Invictos

Apenas duas equipes prosseguem invictas na Série B do Carioca. Justamente os líderes de seus respectivos grupos. O Barra da Tijuca no grupo A e o Tigres no grupo B. Faltando três rodadas para o fim, as semifinais do turno seriam entre Barra da Tijuca x Friburguense e Tigres e Americano. Lembrando que em partida única, com mando de campo dos primeiros colocados que ainda jogam pelo empate.

Sem vantagem de empate

Já na final, o mando de campo será definido através de sorteio e não há vantagem de empate. Em caso de terminar a partida final em igualdade, a decisão será por pênaltis. O campeão do turno se garante nas semifinais gerais da competição, aguardando o campeão do 2º turno e os dois times com maior pontuação na soma dos dois turnos.

Sistema de cotas

A lei que garante cotas nas universidades estaduais vence em dezembro próximo e o Estado pretende prorrogá-la por mais dez anos. A medida fluminense que é pioneira no País pretende agora ser estendida também aos cursos de doutorado e mestrado.

Prêmios professores

Foram prorrogadas as inscrições para os prêmios 'Professores do Brasil' e 'Educador Nota Dez'. Até o dia 28 de junho, a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil recebe trabalhos, por meio do site http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/. A iniciativa do Ministério da Educação (MEC), junto com instituições parceiras, visa reconhecer, divulgar e premiar iniciativas de professores que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos em salas de aula.


Hoje é dia

do Cinema Brasileiro

Mundial do Profissional de Marketing

O dia

Em 19 de junho de 1988, cerca de 3 mil moradores de Berlim oriental ouviram o show do cantor Michael Jackson, realizado do outro lado do muro.


Observando...

Cinco notícias que, talvez, você não viu

- Investimentos estrangeiros caem 30% de janeiro a abril no Brasil

- Ciro Gomes rebate críticas de instabilidade emocional: "Eu falo as coisas"

- Consignado atinge inadimplência de 29% dos servidores estaduais e federais

- Após 19 meses, Fiba revoga suspensão da Confederação Brasileira de Basquete

- Europeus observam e Andrey pode deixar o Vasco

Palavreando

Ninguém se aproxima de alguém e firma com essa pessoa um pacto, sem que aja nisso um propósito de eternidade.

Copa da vida real