Carnaval 2018: ótima safra de sambas

10/11/2017

Nos próximos dias será lançado o tradicional CD com os sambas-enredos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Acompanhei a maioria das finais para escolha dos sambas de cada agremiação. E, posso dizer que muitos que ficaram pelo caminho eram sambas de grande beleza. Ou seja, os escolhidos prometem ficar muito tempo na boca do povo.
Assim como na ditadura se produziu muita música boa, em tempos de repressão, os artistas do samba parecem ter se inspirado ainda mais para denunciar os retrocessos. Com letras fáceis, alguns sambas têm tudo para serem cantados em rodas por muito tempo.
A crítica ao prefeito que tem sido mais bispo do que prefeito não é maquiada - é explícita - em sambas como da Mangueira e da Beija-Flor. A verde e rosa diz em um de seus versos “Se faltar fantasia alegria há de sobrar, Bate na lata pro povo sambar, Eu sou Mangueira meu senhor, não me leve a mal, Pecado é não brincar o Carnaval!”. Samba que conversa com os famosos versos de Dorival Caymmi “quem não gosta de samba bom sujeito não é...”. E na mistura religião e carnaval - que parece proibida e não é - a Beija-Flor dá um tapa na cara da sociedade com o samba de maior crítica social do ano que vem: “Estenda a mão meu senhor, Pois não entendo tua fé, Se ofereces com amor, Me alimento de axé, Me chamas tanto de irmão, E me abandonas ao léu, Troca um pedaço de pão, Por um pedaço de céu”.
Outro samba de beleza histórica é do Império Serrano que volta após quase uma década. Apesar do enredo controverso (China), os compositores acertam ao exaltar o retorno da escola com os belos versos “Não desfazendo de ninguém, Voltei ao meu lugar, Serrinha custa mas vem pra ficar, Nossa coroa a brilhar, A China vem festejar, E anunciar o novo ano, Deixa o povo cantar, Matar a saudade do Império Serrano”.
Atenção ainda para os sambas do Salgueiro e da Portela. Salgueiro com cara de Salgueiro e Portela cantando a saga dos judeus no Nordeste lembrando em alguns instantes o samba da Mangueira campeã em 2002 com o inesquecível “Vou invadir o Nordeste, Seu cabra da peste...”.
Se a safra do Rio é boa, Nova Friburgo tem o belíssimo samba da Vilage. Me emocionei ao ouvir. A Unidos da Saudade contando a sua história também tem valor, ainda que eu tivesse preferência pelo samba perdedor na final da parceria de Evandro Malandro, Dudu Nobre e cia. Mas o carnaval de Nova Friburgo é assunto para artigo futuro.

Convocação de PMs

500 policiais concursados que seriam convocados para melhorar a segurança pública só serão acionados depois da regularização da folha de pagamento do Estado. O RJ teria perdido cerca de 4 mil policiais desde 2015, seja porque se aposentaram ou porque se desligaram. Apesar da necessidade, a convocação será feita só depois que os salários estiverem em dia. Expectativa essa que deve ficar para janeiro ou fevereiro.

Escola de Defesa Civil

A Escola de Defesa Civil promove o curso Fortalecendo a Resiliência aos Desastres, voltado para bombeiros, participantes da Cruz Vermelha e agentes de Defesa Civil estadual e municipais. A ideia principal é a integração com a sociedade, famílias e poder público.

Comitê de segurança escolar

O projeto piloto de integração está sendo desenvolvido em Petrópolis, mas está sendo estudada a sua expansão para outros municípios. O programa prevê a capacitação de escolas municipais, com a formação de um Comitê de Segurança Escolar e de brigadas, além da construção de Mapas de Risco e de Planos de Ação em RRD.

Bolsas para cursos

O Educa Mais Brasil está com inscrições abertas para bolsas de estudo com 50% de desconto em todo o Brasil. Só para a Rio de Janeiro, estão sendo ofertadas mais de 54.500 mil oportunidades e Nova Friburgo está entre as cidades contempladas com possibilidades de matrículas para Berçário, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas particulares.

Educa Mais

Os pais ou responsáveis podem realizar a inscrição do candidato por meio do site www.educamaisbrasil.com.br/educacao-basica. As vagas são para quem não possui condições de pagar o valor integral da mensalidade. Dúvidas e outras informaçõespelo telefone 0800 724 7202.
.

Hoje é dia
da Esquadra
do Ruralismo
do Trigo
Nacional do Doente Auditivo

O dia
Em 10 de novembro de 1937, tropas do exército cercaram o Congresso, que foi dissolvido. O presidente Getúlio Vargas implantou o Estado Novo e outorgou a quarta Constituição brasileira, inspirada nos regimes fascistas europeus.

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Luz pode subir até 3% com privatização da Eletrobrás
- Bolsonaro é condenado a pagar R$ 150 mil por declarações contra gays
- Por falta de padres, Igreja Católica cogita ordenação de casados na Amazônia
- Globo afasta William Waack por declaração racista e cogita Heraldo Pereira
- A cinco rodadas do fim, Corinthians chega a 98% de chance de levar o Brasileirão

Palavreando
Todo olhar esconde oceanos de mistérios e é apaixonante quando somos chamados para navegar adentro desses mares que nos incendeiam e nos dão razões para afirmar sem medo de parecer tolo ou adulto de menos: eu não sei, simplesmente não sei.

Carnaval 2018: ótima safra de sambas