Quatro para duas vagas na Libertadores

07/11/2017

O Vasco vacilou e entregou nos minutos finais o que seria a sua mais importante vitória no Brasileirão. Passaria o Flamengo e entraria no grupo dos que vão à Libertadores. O que aconteceu nesta rodada, com as derrotas de Botafogo e Flamengo, a vitória do Fluminense e o empate vascaíno é apenas prenúncio do que nos reserva as últimas rodadas da competição.
Um Campeonato Carioca sem clássicos em que os quatro grandes fatalmente brigarão por duas vagas na competição. É difícil imaginar que três dos quatro conseguirão. Como é difícil para o Fluminense que corre por fora, mas matematicamente com chances. Aliás, vitória tricolor essencial no clássico que afastou o fantasma do rebaixamento que ainda ronda, mas agora bem mais distante. Não atrapalhou em demasia as pretensões do Botafogo que apenas ficaria mais folgado a seis rodadas do fim.
Inusitadamente, o Cruzeiro é o único adversário comum a todos os times cariocas. Todos jogam três partidas em casa e três fora. Pela tabela, o Botafogo tem nas três próximas rodadas seus adversários “mais fáceis” e nas três últimas os mais difíceis: Sport, Atlético-PR, Atlético-GO, São Paulo, Palmeiras e Cruzeiro. O Fluminense na lógica é quem tem a tabela mais fácil de todos os quatro e enfrenta na sequência: Coritiba, Cruzeiro, Corinthians, Ponte Preta, Sport e Atlético-GO. O título do Corinthians, aliás, pode se confirmar na partida contra o tricolor. Vasco e Flamengo tem tabelas semelhantes e aparentemente mais difíceis. O Flamengo que ainda tem a Copa Sul-americana como forma de chegar à Libertadores parece não ter direito a focar em uma competição ou outra. O risco de fazê-lo é enorme. Portanto, terá que desgastar o elenco neste fim de temporada. No Brasileirão tem ainda pela frente Cruzeiro, Palmeiras, Coritiba, Corinthians, Santos e Vitória. Quatro times que brigam pelo título ou por vaga direta na Libertadores e dois que lutam contra o rebaixamento. Já o Vasco já com o resultado das eleições que podem manter Eurico ou mudar tudo, ainda pega Santos, São Paulo, Atlético-MG, Atlético-PR, Cruzeiro e Ponte Preta.
Mais do que fazer contas - é vencer. O fato cruel é que apenas dois cariocas conseguirão ir à Libertadores salvo milagre para ir mais, salvo tragédia para ir menos.

Vistoria Nova Friburgo

Os transtornos provocados pela paralisação da empresa terceirizada que faz os serviços de vistoria em Nova Friburgo parece que acabaram. O Detran-RJ passou a função a uma nova empresa já a partir de hoje, 07. Na próxima segunda-feira, dia 13, uma nova empresa assumirá ainda os serviços da Diretoria de Veículos, também após a saída da Prol.

Nova empresa

O Detran acredita que com as novas contratações, na sequência, haverá a efetiva normalização dos serviços. Para minimizar os impactos das paralisações junto aos usuários, em Nova Friburgo houve um mutirão dentro do projeto Detran presente. Quem se sentir prejudicado pelas paralisações poderá protocolar processo junto ao órgão apresentando as comprovações necessárias às suas reivindicações.

Vem Passarinhar

Mais de 110 espécies de aves foram observadas em vida livre, através do Programa Vem Passarinhar no Parque Estadual dos Três Picos e na Área de Proteção Ambiental (APA) Macaé de Cima. Entre as espécies avistadas está o ui-pi (Synallaxis albescens), um novo registro para a região de Nova Friburgo.

Mais de 500 espécies

Cerca de 15 pessoas participaram da atividade, que tem por objetivo estimular a prática da observação de aves, uma ferramenta de conservação através da visitação nas unidades de conservação do Estado do Rio de Janeiro. O Programa teve início em 2015 e já foram avistadas mais de 500 espécies de aves, ou seja, 65% de toda a avifauna registrada no Estado do Rio de Janeiro.


Hoje é dia
Nacional dos Tribunais de Contas
da Ação Católica

O dia
Em 7 de novembro de 1979, a Censura começava a apreender discos e a proibir a execução da música Pra não dizer que não falei de flores, de Geraldo Vandré. A música é considerada até hoje como o hino contra a ditadura.

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- 2017 não superará 2016 como ano mais quente já registrado
- Donald Trump diz que 'era da paciência' com a Coreia do Norte acabou
- Pesquisa descobre que HPV infecta humanos há mais de 500 mil anos
- De uma vez só, Adidas apresenta novas camisas de oito seleções da Copa
- Record aposta em empoderamento feminino para sua próxima novela

Palavreando

“Isso pode ser amor”. Confesso-me para o meu travesseiro. Isso é amor! Confidenciam-me as estrelas no teto do meu quarto.

Quatro para duas vagas na Libertadores