No dia das bruxas salve o Saci

31/10/2017

Hoje é Dia das Bruxas ou do Halloween. Festa de tradição celta, mas muito bem utilizada pelos Estados Unidos que espalha a cultura adaptada pelo mundo e também por aqui. Nada contra quem celebra a data. Porém, quero exaltar o riquíssimo folclore brasileiro. Diga-se de passagem, desde 2003, o 31 de outubro é também o dia do saci. O autor da lei que estipulou o dia, deputado Chico Alencar, claramente, teve o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.
Travesso e brincalhão, o saci é uma figura que diz muito sobre o nosso povo e o encontro da valorização da cultura matriz, indígena com a influência dos africanos. Dois povos que penam na atual situação do País e que precisam do devido reconhecimento como donos e herdeiros dessa terra. Como País plural que é, o saci também tem influência europeia. Para entender: a lenda originou-se entre as tribos indígenas do sul do Brasil, tanto que o Internacional de Porto Alegre tem a figura como mascote. Com a influência da mitologia africana, o saci se transformou em um negrinho que perdeu a perna lutando capoeira, além disso, herdou o pito, uma espécie de cachimbo. Ganhou da mitologia europeia o gorrinho vermelho.
Que as bruxas voem em suas vassouras, que as pessoas se fantasiem pelas festas por aí, mas que não nos esqueçamos desse moleque hilário que é o brasileiríssimo Saci.

Vistoria ampliada
O Detran vai ampliar os prazos de vistoria dos automóveis com placas com finais 8 e 9. A medida visa compensar os dias de paralisação de funcionários terceirizados, como no posto de Nova Friburgo. O calendário se encerraria nesta terça-feira, 31. Agora, os veículos com a placa terminando com o número 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até o dia 30 de novembro, e os com final 9, até 31 de dezembro.

IPVA

Quem estiver com IPVA atrasado, no entanto, poderá fazer a vistoria normalmente. No entanto, para realizar a vistoria continua obrigatório o pagamento das taxas de licenciamento, do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e as multas de trânsito atreladas ao automóvel.

Mudança de terceirizada

Desde o último dia 13, os funcionários terceirizados iniciaram paralisações pontuais. O Detran esclarece que está em dia com o pagamento das demais prestadoras de serviço. No entanto, uma penalidade administrativa impede que pagamentos para a empresa Prol, que realiza o serviço em Nova Friburgo, por exemplo, sejam realizados. Além disso, o Detran já está contratando outras firmas para assumir esta prestação de serviços.

Matrícula rede estadual

Começou nesta terça-feira, 31, o período de pré-matrículas para alunos que pretendem estudar em escolas públicas estaduais no ano letivo de 2018. O estudante deve se inscrever por meio do link na página da secretaria no Facebook (www.facebook.com/SeeducRJ) ou pelo site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br), até o dia 4 de dezembro, e escolher a unidade de ensino de sua preferência.


Hoje é dia
das Bruxas
do Protestante
da Reforma Protestante
Mundial do Comissário de Vôo
Mundial e Internacional da Economia
Mundial da Poupança
do Saci

O dia
15 anos se completam hoje de um crime que chocou o país. A estudante Suzane Louise Von Richthofen matou com golpes de barras de ferro seus pais na casa onde moravam, em São Paulo. Seu namorado e o irmão dele participaram do crime, que foi motivado por uma suposta oposição do casal ao relacionamento da filha.

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Brasil tem 1 roubo ou furto de veículo a cada minuto; Rio lidera ranking
- CO2 atinge recorde e iguala época quando Terra era 3°C mais quente
- Pirataria dá prejuízo de R$ 160 bilhões para sites de streaming
- Kevin Spacey assume homossexualidade após revelação de assédio há 30 anos
- São Paulo quer papo com Kaká no fim do ano para tratar de volta em 2018

Palavreando
A sobrevivência não é pelos anos, mas pela batalha de cada dia.

No dia das bruxas salve o Saci