Tempos de viralizações

26/10/2017

Estamos em tempos de internet e também de superficialidade. Ainda estamos aprendendo a lidar com essa maravilhosa ferramenta de conhecimento e aproximação. Assim como as grandes invenções, a internet, infelizmente, também mata quando má utilizada. Assim, seu uso que é para conhecimento e aproximação também pode cair nas amarras da superficialidade e do distanciamento.
É preciso aprender que o que se fala nas redes sociais deve ser levado em consideração como se estivesse sendo falado olho no olho. Seu efeito é o mesmo para quem recebe. Assim, se você não conseguiria falar olho no olho não tem porque usar as redes sociais para fazê-lo. Nem tudo se pode nas redes sociais, pois do outro lado há seres humanos como nós que são afetados pelo seu conteúdo.
Vemos muitos textos, áudios e vídeos, bons e ruins, verdadeiros e falsos, viralizarem nas redes. São como vírus. São como correntes. Alguns para o bem. Outros prejudicam uma ou inúmeras pessoas. Denúncias podem, no entanto, salvar pessoas, a partir de uma indignação. Muitas vezes se compartilha como se fosse próprio, vivido, e ao fazê-lo se assume também a responsabilidade pelo mesmo. Compartilhar é quase que assinar junto com quem o fez.
Cuidado precioso é não cair na vaidade de achar que todos que ali estão são jornalistas ou veículos de comunicação que mereçam credibilidade. O riso do boato é alto e essa vaidade não pode ser algo descuidado. É preciso discernimento e na mesma proporção coragem.
Temos um longo caminho pela frente para aprender a lidar com a internet. Já faz parte de nossos cotidianos. Precisa causar efeito em nossos corações para ser bem utilizado e fazer a diferença para o bem na vida dos indivíduos e da sociedade.

Calendário servidores

O Estado foi intimado pela Justiça a apresentar, o quanto antes, um calendário de pagamento em que constem as datas dos depósitos dos salários mensais até o fim de 2017, além do pagamento do 13º salário deste ano. Os salários de agosto de mais de 15 mil pessoas, por exemplo, ainda não foram pagos. O Estado não sabe quando vai quitar nem esses, nem os salários de setembro.

13º UERJ

Na mesma liminar proferida pelo desembargador Francisco José de Asevedo, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, determinou, o arresto total de R$ 84,6 milhões das contas do Estado do Rio. O valor diz respeito à folha completa do 13º salário de 2016 dos servidores ativos e inativos vinculados à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

Vagas IBGE em Nova Friburgo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está com inscrições abertas até 6 de novembro para o processo seletivo de 1.152 vagas temporárias para o cargo de recenseador. Em todo o Estado do RJ há apenas duas vagas, ambas para Nova Friburgo, onde os selecionados trabalharão coletando dados de Sumidouro e Duas Barras. As oportunidades são para atuar no Censo Agropecuário 2017.

Concurso IBGE

O IBGE não fará um concurso para selecionar os trabalhadores. Isso será feito por meio de um processo seletivo criado especificamente visando suprir as vagas nas UF/áreas de trabalho que tiveram candidatos inscritos em número inferior ao de vagas oferecidas, tiveram a listagem de candidatos aprovados esgotadas ou, ainda, não tiveram candidatos inscritos. Os candidatos devem ter nível fundamental e no mínimo 18 anos. O salário será por produção.


Hoje é dia
do Trabalhador da Construção Civil

O dia
Em 26 de outubro de 2002, tropas especiais russas invadiram o Teatro Dubrovka, em Moscou, onde separatistas chechenos mantinham mais de 800 reféns. Durante a operação, em que os russos usaram gases narcóticos, morreram todos os sequestradores e 128 reféns.

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Justiça investiga 'sumiço misterioso' de arquivos da Lava-Jato no Rio
- Governo cede e retira Congonhas da lista de privatizações
- Pesquisadores testam alternativas para reduzir níveis de HIV no organismo
- Pearl Jam confirma show no Rio em março de 2018
- Pânico deixa rombo de R$ 15 milhões na Band que encerra a atração em 2018


Palavreando

Quero ser o prolongamento desses intervalos em que não há preocupação para saber onde está e o que está fazendo.

Tempos de viralizações