Contas contra o rebaixamento

24/10/2017

Todos os times do Rio sonham mais com Libertadores do que pensam em escapar do fantasma do rebaixamento. Até mesmo o Fluminense ainda pode sonhar com a vaga na mais cobiçada competição sul-americana. Claro que na mesma proporção que é a única equipe carioca que tem que se preocupar com o descenso.
Flamengo e Botafogo tem ligeira vantagem sobre o Vasco a oito rodadas do fim da competição. A atual posição da tabela leva a crer na impossibilidade de mais de dois cariocas conseguirem vaga na Libertadores. A tendência é que os três lutem por duas vagas. No mesmo compasso, os três estão praticamente livres do rebaixamento. Ainda que a conta mágica seja 45, com 47 pontos é garantido: não cai! Com 24 pontos em disputa, só uma tragédia rebaixa uma das três equipes.
Já o Fluminense com 38 pontos e a 5 do Vitória (primeiro time da zona do rebaixamento) precisa, portanto, de mais três vitórias. Mesmo na sua campanha bastante irregular, uma meta ligeiramente fácil. Para Libertadores precisaria de uma campanha irretocável. Ou seja, os números dizem que é possível, o momento não.
Se nas últimas rodadas da competição parece pouco excitante a briga pelo título, as últimas vagas para a Pré-Libertadores prometem. Com o detalhe importante que mais uma vaga pode ser aberta, caso o Grêmio conquiste o título, uma vez que o Tricolor Gaúcho está nas primeiras posições do Brasileiro. Na hipotética manutenção da posição do Flamengo, outra vaga seria aberta, caso o Rubro-Negro leve a Copa Sul-americana. Facilitaria muito a vida do Vasco e daria muito mais possibilidades ao que parece impossível para o Fluminense.

TV digital

O encerramento do sinal analógico em novembro do ano que vem, previsto para Nova Friburgo pode ser adiado. É o efeito cascata da decisão de adiar o encerramento desse tipo de sinal em 20 municípios do Estado, entre os quais a capital e Petrópolis. Governo, Anatel, emissoras de TV e operadoras móveis resolveram adiar de amanhã 25, para 22 de novembro o desligamento dos sinais analógicos de televisão.

SBT e InterTV

A decisão se baseou em uma pesquisa que indicou que apenas 87% dos domicílios estão prontos para o ‘apagão’, abaixo portanto da meta mínima de 93%. Uma nova pesquisa deverá ser realizada nesse período. Uma das alegações para o número abaixo da meta é a crise que afeta o Estado. Os dois canais abertos, SBT e InterTV, já oferecem a mais de um ano o sinal digital no munício.

IPVA

A partir de hoje, 24, o cidadão poderá marcar o agendamento de vistoria de veículos no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) sem a necessidade de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotivos (IPVA). O usuário deverá seguir os procedimentos de acordo com o serviço. Lembrando que apesar de não precisar pagar o IPVA para fazer vistoria, continua obrigatório o Duda de licenciamento anual, no valor de R$ 189,45, correspondente à taxa de CRLV e vistoria.

Mudança na característica de veículos

Para facilitar o serviço de alteração de características dos veículos, o Detran alterou o procedimento de agendamento. A partir de agora, os usuários preencherão um formulário no portal do departamento e, ao enviá-lo, serão avisados que receberão uma senha por e-mail para apresentar nos postos de vistoria técnica credenciados pelo Inmetro.

Agora pela internet

Lá, se aprovado, o automóvel receberá o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que deverá ser posteriormente apresentado na vistoria anual obrigatória realizada pelo Detran. Assim, o cliente deve acessar o portal do Detran e clicar em “veículo”, na aba horizontal cinza. No menu, escolherá a opção “agendamentos” e, em seguida, “alteração de características em geral”.


Hoje é dia
da Manifestação pelo Desarmamento Mundial
das Nações Unidas
mundial do Desenvolvimento
municipal do artista friburguense

O dia
O fim da República Velha ocorria exatamente há 87 anos. A Revolução de 30 culminou com a deposição do presidente Washington Luís, encerrando esse período da história política do Brasil.

Observando...
Cinco notícias que, talvez, você não viu
- Lula diz a jornal espanhol que Dilma traiu seu eleitorado
- Anatel nega acordo para que multas da Oi virem investimentos
- IME começa a deixar o Rio e se transfere para Campinas
- Estudo mostra que poluição do ar está acidificando oceanos
- Fifa estuda permitir atletas a atuarem por mais de uma seleção

Palavreando
Tudo o que temos é esse momento. Não há garantia alguma de que o depois virá! Você é tudo o que tem nesse instante!

Contas contra o rebaixamento